segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Visita à CAGECE


Na última sexta-feira (08/10), os alunos do Hilberto Silva fizeram uma visita à Estação de Esgoto e de Tratamento de Água (ETA-Gavião) da CAGECE. A Companhia disponibilizou camisetas, kit e bonés para todos os alunos (40) que participaram da visita.

Participaram como guias as colaboradoras da Cagece, Josiane e Cíntia, que distribuíram os kits, os lanches e apresentaram os locais aos alunos; e os professores da educação básica.

A Estação de Esgoto fica na Leste-Oeste, onde os alunos foram guiados pelo Mário, que foi explicando como era todo o trajeto dos dejetos e de que forma era tratada a água para retorno aos oceanos.

Foram feitas muitas perguntas pelos estudantes, muito curiosos e preocupados com a questão da poluição. Ficou bem entendido que, a água, depois de tratada, é levada para o oceano a uma distância de 5 km (cinco quilômetros) da costa, onde são realizadas experiências e análise da água e do ecossistema no local, em parceria com o LABOMAR, para verificação das condições ideais da água e a garantia da não-poluição dos oceanos e das praias.

Na ETA-Gavião, os alunos foram guiados pela muito simpática Lili, que explicou com clareza todo o processo de tratamento da água, desde o momento em que é coletada do açude, passando pelos estágios de coagulação, floculação e aplicação de flúor. Foram vistas as galerias onde a água é armazenada.

Por fim, os alunos viram o laboratório de análise da água, que é realizada a cada duas horas, de verificação das condições necessárias para que esteja potável, em perfeito estado para o consumo humano.

A visita finalizou às 17h e os alunos chegaram ao núcleo por volta das 18h30.

Agradecemos à CAGECE a disponibilidade e a cordialidade da visita.

Até a próxima.

Núcleo Hilberto Silva

Um comentário:

Projovem Urbano Pólo 3 disse...

Muito bem pessoal! Esse é o espírito! com iniciativa e organização podemos provar que é possível tornar a atividade da escola mais significativa.